top of page

Os cuidados com a segurança no final de ano precisam ser redobrados

A temporada de Natal/Ano Novo é uma das épocas mais esperadas pelos trabalhadores, já que está geralmente associada a férias, descanso, tempo em família e diversão. Assim que chega o último trimestre do ano, é comum que comecem os planos para esse período, porém é necessário tomar algumas precauções para poder aproveitar esse período de maneira segura e despreocupada. Por isso, hoje vamos listar alguns dos cuidados com a segurança no final do ano, para garantir que todos desfrutem das comemorações da melhor forma.

É evidente que existem diversos jeitos de aproveitar a temporada de Ano Novo, com cada um dedicando o seu tempo livre àquilo que gosta. Alguns optam por viajar, outros por ficar em casa, mas fazendo algo que normalmente não têm oportunidade de fazer, e ainda há aqueles que resolvem fazer de tudo um pouco. Independente de qual seja a sua situação, é essencial priorizar a saúde e a segurança, para adentrar no ano que se inicia com o pé direito. Preste atenção!

Dirija com cuidado!

Seja para visitar uma cidade vizinha, se locomover para uma localidade no interior, ou ir até o aeroporto para fazer uma viagem internacional, dirigir é uma das atividades mais presentes no período de férias de fim de ano. Porém, é importante lembrar que a responsabilidade na direção é essencial para o bem-estar de todos. Segundo a organização Mundial de Saúde, acidentes de trânsito ainda são a 8ª maior causa de mortes no mundo. Já em nosso país, ocorreram na virada de 2021 para 2022 um total de 730 acidentes, revelam os dados da Radioagência Nacional.

Por isso, antes de fazer as malas, é crucial primeiro checar o estado do veículo e de todas as suas peças: freios, pneus, cintos de segurança, óleo, air-bag, entre outros. Ao sair dirigindo, respeitar as leis de trânsito e os limites de velocidade é indispensável, além de também não tomar a direção quando estiver sob influência de bebidas alcoólicas. Por fim, é importante estar bem acordado e com a cabeça tranquila, evitando dirigir após voos longos e cansativos.

Beba de maneira consciente!

Todos nós sabemos que essa é uma época em que bebidas alcoólicas são muito presentes. O próprio Champanhe é um símbolo de Ano Novo e muitos fazem questão de consumi-lo na celebração. Acontece que isso não é necessariamente algo ruim, desde que elas sejam consumidas de maneira consciente!

Isto é, sem consumo quando a pessoa for dirigir, sem excessos, sem misturas muito intensas, e muita água! Assim, fica muito mais fácil de se divertir durante as celebrações, de maneira consciente e saudável.

Vale lembrar que, além dos acidentes de carro, ficar embriagado faz muito mal para o fígado, gerar ressacas e até mesmo causar a morte em casos de coma alcoólico.

Cuidado com os fogos de artifício!

O que é uma virada de ano sem fogos de artifício, certo? Esses são sinônimos de celebração e beleza, além de simbolizar o começo de um novo período. Porém, se eles fizerem parte da comemoração, é crucial que tenham sido adquiridos em lojas autorizadas e sejam manuseados por pessoas habilitadas.

Os fogos devem ser soltos em locais abertos, longe de grandes multidões e/ou de redes elétricas. É importante ter em mente que esses são itens muito perigosos, que podem causar queimaduras, perda de membros e até a morte.

Preste atenção na alimentação

Devido ao fato de que o Ano Novo acontece no verão em nosso continente, os cuidados com as comidas servidas na celebração são indispensáveis. Muitas delas podem estragar ou transmitir doenças como a Salmonela e o Stafilococcus aureus, ambas transmitidas por bactérias.

Assim, higienizar bem os alimentos, utensílios em que são cozinhados e o ambiente pode evitar muitos desses incômodos. Não consumir itens há muito tempo guardados também é uma maneira de evitar intoxicações alimentares. Por fim, caso muitas comidas altamente calóricas ou pesadas sejam ingeridas, é ideal optar por alimentos mais leves para as próximas refeições, dando tempo para que o organismo faça a digestão.

Conclusão

Depois de um ano inteiro de trabalho, é ideal usar esse período de descanso para relaxar o corpo e a mente. Assim, quando chegar a hora de voltar, todos estão preparados física e mentalmente.

Além disso, os empregadores também precisam ser compreensíveis. Afinal, depois dessa pausa, pode ser que o trabalhador demore um pouco para retornar 100% a sua produtividade.

Se você quer algumas orientações de como abordar essa época do ano com seus funcionários de maneira harmônica e saudável, entre em contato com a RTK! Estamos no mercado há mais de 20 anos atuando no ramo de medicina e segurança do trabalho, e priorizando o bem-estar dos trabalhadores!




Comments


Receba nossa newsletter

Inscreva seu melhor e-mail para receber nossas atualizações sobre Segurança e Medicina do Trabalho, 
e nossas publicações em primeira-mão.

Obrigado pelo envio!

bottom of page