top of page

Equiparação salarial - Muito além de motivação

Em uma época onde a igualdade de gênero é pauta para discussões na sociedade, principalmente com a chegada do Dia Internacional das Mulheres, um dos aspectos mais observados é a questão salarial. Segundo dados divulgados pelo Dieese, em março de 2023, as mulheres ganham, em média, 21% a menos do que os homens. Investir na equiparação salarial feminina, portanto, não está ligado simplesmente ao cumprimento de leis, mas é um fator de alta relevância para o crescimento e desenvolvimento sustentável de toda a empresa. 


Neste artigo, você entenderá o conceito de equiparação salarial e como ele pode impulsionar o desempenho das mulheres no ambiente de trabalho. Além disso, discutiremos a importância do papel de empresas como a RTK em auxiliar os gestores a construírem ambientes cada vez mais igualitários e produtivos. Boa leitura!


O que significa a equiparação salarial?


equiparação salarial

Para discutir equiparação salarial, é preciso entender seu conceito básico: eliminar as disparidades salariais. Na prática, isto significa que, independente do gênero, raça ou etnia, se você está desempenhando a mesma função em condições similares à outra pessoa, você deve receber a mesma remuneração.

Embora pareça evidente, a verdade é que em muitos lugares ainda há discrepâncias significativas. Há um fosso salarial de gênero que precisa ser fechado, e empresas conscientes estão se movendo para fazer exatamente isso.


Por que a equiparação salarial é importante?

A equiparação salarial é importante por diversos motivos, que vão além da questão da moralidade. Ela promove a igualdade de oportunidades e estabelece as bases para um ambiente de trabalho mais justo e harmonioso, além de:


  • Motivar e engajar

Quando as colaboradoras percebem que são compensadas de forma justa pelo trabalho que realizam, estão mais propensas a se sentirem valorizadas. Isso pode levar a um aumento da motivação e produtividade no trabalho.


  • Reter talentos

Oferecer salários equitativos ajuda a reter talentos dentro da organização. Se as funcionárias sentirem que estão sendo subvalorizadas financeiramente, podem começar a buscar oportunidades em outros lugares, resultando em perda de habilidades e conhecimentos importantes para a empresa.


  • Melhorar a reputação da empresa

Empresas que demonstram um compromisso com a equidade salarial tendem a ter uma melhor reputação entre os funcionários, clientes e investidores. Isso pode atrair talentos de alto nível e fortalecer a imagem da empresa como um empregador ético e responsável.


reputação da empresa

Como abordamos ao longo deste artigo, o caminho para a equiparação salarial ainda é longo, mas empresas estão empenhadas em fazer a diferença nesse cenário. Afinal, um ambiente de trabalho igualitário, onde as diferenças são reconhecidas e valorizadas, leva a uma maior satisfação dos colaboradores e, consequentemente, a um aumento na produtividade. Lembre-se: a equiparação salarial é muito mais do que um assunto de motivação – é uma questão de direito, justiça e desenvolvimento sustentável. 

Commentaires


Receba nossa newsletter

Inscreva seu melhor e-mail para receber nossas atualizações sobre Segurança e Medicina do Trabalho, 
e nossas publicações em primeira-mão.

Obrigado pelo envio!

bottom of page