top of page

[E-BOOK] Feriados Obrigatórios e Facultativos no Brasil em 2023: planeje o ano de sua empresa!

Feriados nacionais são dias nos quais a população pode oficialmente desfrutar de um descanso. Muitas empresas veem essas ocasiões como datas improdutivas, mas as mais bem preparadas usam as folgas para auxiliar na organização do trabalho ao longo do ano. Para ajudar nesse processo, hoje vamos discutir como planejar o ano de sua empresa para que ela obtenha o máximo lucro e produtividade possíveis.

Primeiramente, é preciso explicar melhor qual a diferença entre essas duas datas. Os feriados obrigatórios são dias festivos nacionais que não podem ser desconsiderados pelos empregadores. Eles são definidos pela Constituição Federal e devem ser respeitados. Já os feriados facultativos são os dias em que as empresas têm autonomia para decidir se vão ou não oferecer a folga aos seus empregados.

Como aproveitar feriados obrigatórios?

É importante para sua empresa ter ciência dos feriados obrigatórios para aproveitar ao máximo as horas produtivas ao longo do ano. Assim, não ocorrem atrasos, pois as demandas estão distribuídas de maneira correta e a equipe preparada. Além disso, dá para usar os dias de folga para fazer reestruturações de processos e aprimorar todo o funcionamento da empresa.

Outra maneira de aproveitar as datas comemorativas é planejando promoções ou lançamentos de produtos que se relacionem com o feriado em questão. Por exemplo, se o feriado for o Ano Novo, a empresa pode planejar uma promoção especial para o novo ano.

Dá ainda para enviar mensagens promocionais, anúncios e outros conteúdos para os clientes. Isso é importante para que a empresa possa se destacar dos seus concorrentes. Os clientes precisam saber que você está planejando algo especial para eles.


Como usar os feriados facultativos a seu favor?

Enquanto os feriados obrigatórios devem ser respeitados e distribuídos entre os funcionários da empresa, os facultativos podem ser decididos de acordo com a necessidade do negócio.

Uma empresa pode decidir, por exemplo, que um determinado feriado seja usado para os funcionários realizarem treinamentos específicos. Desta forma, eles adquirem mais habilidades e a firma ganha competitividade.

Dicas para realizar o planejamento de feriados

O primeiro passo é fazer uma lista dos feriados que afetarão o andamento das atividades da empresa. Esta lista deve incluir todos, obrigatórios ou facultativos. Com isso feito, é preciso estipular objetivos e metas para cada data. Isso permite que a empresa saiba quais são suas expectativas e quais ações precisam ser tomadas.

Depois de traçar os objetivos e metas para cada feriado, é preciso estabelecer um cronograma para seus planos. Este servirá como um guia para determinar quais ações precisam ser tomadas antes de cada data. Isso permitirá que a empresa organize suas ações com antecedência e possa trabalhar com mais eficiência para atingir seus objetivos.

Após o cronograma ser estabelecido, a empresa terá que começar a implementar as ações definidas para cada feriado. Isso pode incluir promoções de produtos, campanhas de marketing, ofertas especiais para os clientes, entre outras. É importante que elas sigam o cronograma rigidamente para serem executadas dentro do tempo estabelecido.

Conclusão

Quando as empresas planejam suas atividades com antecedência, elas podem aproveitar as oportunidades que os feriados oferecem e transformá-las em melhores resultados para o negócio.

Portanto, é crucial que as empresas invistam tempo no planejamento dos feriados para aproveitá-los ao máximo. Se você quer saber mais sobre essas datas em 2023 e como usá-las no calendário de sua empresa, nós preparamos um ebook para te ajudar!


Comments


Receba nossa newsletter

Inscreva seu melhor e-mail para receber nossas atualizações sobre Segurança e Medicina do Trabalho, 
e nossas publicações em primeira-mão.

Obrigado pelo envio!

bottom of page