top of page

Maternidade e trabalho: como as empresas podem e devem ajudar?

Ser mãe e ter um emprego nem sempre é uma tarefa fácil. Os períodos pré e pós-parto podem ser extremamente estressantes para as mulheres, uma vez que elas têm que lidar com a maternidade e as exigências do emprego ao mesmo tempo.

Apesar do grande desafio, o suporte oferecido por empresas e profissionais pode fazer uma grande diferença, tornando esse período menos complicado.

Neste artigo, vamos explorar o mundo da maternidade e do trabalho, bem como as formas de como as empresas podem e devem ajudar as mães durante esse processo.


Maternidade e o impacto no ambiente de trabalho


A maternidade pode ter vários impactos no ambiente de trabalho, tanto para as mães quanto para as empresas.


Apesar da licença-maternidade remunerada ser oferecida para as funcionárias, variando de algumas semanas a vários meses, pode sobrecarregar outros funcionários e aumentar a pressão sobre a equipe.


Isso também acontece quando muitas mães precisam de horários flexíveis para lidar com as demandas da maternidade, como consultas médicas e creches, ou têm dificuldade em voltar ao trabalho depois de terem filhos, especialmente se a empresa não oferece suporte adequado.


Se ajustar à nova rotina e reintegrar-se ao ambiente de trabalho durante ou após a gravidez é um desafio que, com a ajuda da empresa, pode se tornar muito mais fácil.


Por que as empresas devem oferecer benefícios?


Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais conscientes da responsabilidade que têm para criar um ambiente de trabalho justo e igualitário para todos os seus funcionários, incluindo as mães trabalhadoras.

A maternidade pode ter impactos positivos e negativos no ambiente de trabalho e as empresas que reconhecem e apoiam as necessidades das mães podem ter uma vantagem competitiva na atração e retenção de talentos.


Práticas inovadoras de empresas que ajudam as mães


Os benefícios da empresa ajudam as mães trabalhadoras a equilibrar melhor sua vida profissional e pessoal. Isso significa que elas podem gerenciar melhor seu tempo e energia, mantendo assim um bom equilíbrio entre trabalho e lazer.

Além disso, esses benefícios reduzem as preocupações financeiras, permitindo que as mães se concentrem mais em suas carreiras, em vez de se preocupar com o que vão fazer para sustentar suas famílias.

Estes benefícios de empresa para mães vão desde o aumento do salário base ao oferecimento de bônus especiais, como: licenças parentais remunerada e não remunerada, licença para cuidados de bebês, feriados especiais, horários flexíveis, facilidades de home office ou trabalho remoto e planos de aconselhamento especiais.


Durante a gravidez


Durante a gravidez, as empresas podem oferecer horários flexíveis para acomodar consultas médicas e exames pré-natais. Isso pode ajudar a reduzir o estresse da mãe e garantir que ela receba o cuidado adequado.


Se a mãe precisar fazer ajustes em sua rotina de trabalho para facilitar sua gravidez, a empresa pode ajudar fornecendo equipamentos de proteção individual apropriados ou fazendo mudanças em sua estação de trabalho. Assim como oferecer planos de saúde abrangentes que incluem cobertura para pré-natal, parto e cuidados com o recém-nascido.


E, claro, a licença-maternidade é um período importante para a mãe se recuperar do parto e cuidar do bebê. Uma empresa que a oferece de forma remunerada demonstra compromisso com o bem-estar da mãe e do seu filho.


Benefícios educacionais


Muitas empresas oferecem cursos pagos ou cursos gratuitos para mães trabalhadoras.

Os cursos gratuitos costumam ser oferecidos a mães que querem receber certificações, informações sobre novas técnicas de trabalho ou aprender novas habilidades.

Já os cursos pagos são oferecidos a mães que querem melhorar a sua educação, garantir que elas estejam prontas para a próxima promoção, ou querem aproveitar a carreira que escolheram.


Benefícios para as crianças


Algumas empresas também oferecem benefícios para as crianças de seus funcionários, como descontos em serviços de babá.

Isso ajuda as mães a gerenciarem melhor o cuidado das crianças e a investirem tempo em suas carreiras, permitindo que elas sejam mais responsáveis ​​no trabalho.


Ser mãe e trabalhar o tempo inteiro é possível, mas não é fácil.

No entanto, com os benefícios econômicos, sociais e educacionais oferecidos pelas empresas, as mães trabalhadoras têm a oportunidade de equilibrar melhor sua vida profissional e pessoal.


Compreender melhor como as empresas podem e devem ajudar as mães antes, durante e após a gravidez é saber aproveitar o talento e a produtividade destas profissionais, dando a elas oportunidades justas para prosperar na carreira.

Quer saber como a RTK pode ajudar nessa situação? Entre em contato conosco. Estamos prontos para lhe atender!


Comments


Receba nossa newsletter

Inscreva seu melhor e-mail para receber nossas atualizações sobre Segurança e Medicina do Trabalho, 
e nossas publicações em primeira-mão.

Obrigado pelo envio!

bottom of page