top of page

Tudo que você precisa saber sobre exames periódicos

Cuidar da saúde é uma questão muito relevante não só para a vida pessoal, mas também para a profissional de um indivíduo. Quando estamos saudáveis, é muito mais fácil identificar o que podemos ou não fazer, e realizar as tarefas adequadas de maneira mais confiante. Por esse motivo, empresas demandam exames periódicos de seus colaboradores. Assim, existe a garantia de que eles estão aptos para a função designada.

Segundo a lei, funcionários CLT precisam passar por essa avaliação para acompanhar o estado de saúde deles e certificar que o serviço não está prejudicando-os de alguma maneira. Existem, entretanto, algumas particularidades para cada área de atuação. O problema é que muitas empresas acabam negligenciando isso a seus funcionários, falhando em reconhecer que esse é um dos direitos deles.

O que são os exames periódicos?

Basicamente, eles são avaliações médicas realizadas regularmente pela empresa para acompanhar a saúde física e mental dos colaboradores. Eles geralmente consistem de exames clínicos e psicológicos, além de uma anamnese ocupacional. Dependendo das atividades exercidas pelo funcionário, checagens adicionais direcionadas para a função podem ser requisitadas.

Além disso, fazer esses exames é obrigatório para a contratação, demissão e até para o retorno de um colaborador afastado por mais de 30 dias. O motivo por trás disso é a identificação de possíveis necessidades de um funcionário, e adaptação da empresa para cada uma delas. Se houver alguma limitação no quesito fisicalidade, por exemplo, a empresa pode realizar mudanças ergonômicas para oferecer melhores condições ao colaborador.

Qual a importância dos exames periódicos?

A principal finalidade desses testes é a proteção do funcionário. Nesse processo, ele é orientado sobre fatores de risco presentes no ambiente de trabalho. Os resultados apontam se há aptidão para realizar aquela tarefa, ou se a função, lugar ou outra questão pode ameaçar a saúde do trabalhador. Se ele possuir alergia a poeira e a empresa fica em um local muito empoeirado, por exemplo, trabalhar ali pode prejudicar seriamente a sua saúde.

Além disso, ter os exames documentados também pode ser bem importante para a empresa em termos legais. Se um colaborador alega ter desenvolvido algum problema de saúde por causa da empresa, essa documentação dita se há fundamento ou não nessas alegações.

Como realizar os exames periódicos?

Já que os exames são interessantes para ambos os lados, eles não podem ser realizados em dias de folga, precisando inclusive acontecer em horário de trabalho. Após feitos, o colaborador deve voltar para a empresa, não recebendo o dia de folga como muitos pensam.

O local dos exames deve ser escolhido muito bem, por conta da frequência do retorno. A melhor opção para isso é a RTK! Há mais de 20 anos no ramo da medicina e segurança do trabalho, a nossa estrutura permite que grande parte dos exames sejam realizados aqui mesmo, acelerando e simplificando todo o processo.


Comments


Receba nossa newsletter

Inscreva seu melhor e-mail para receber nossas atualizações sobre Segurança e Medicina do Trabalho, 
e nossas publicações em primeira-mão.

Obrigado pelo envio!

bottom of page