top of page

PCMSO: o que é e como funciona?


Já ouviu falar em PCMSO? É um programa que visa verificar se os funcionários estão em plena saúde, permitindo que as empresas trabalhem com uma equipe saudável, segura e protegida.


Quer entender melhor o que é o PCMSO, como ele funciona e por que é tão importante para o seu negócio? Continue lendo!


O que é PCMSO?


O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é obrigatório para todas as empresas brasileiras, e está previsto na Norma Regulamentadora 7 (NR-07), do Ministério do Trabalho.


O seu objetivo é assegurar que os trabalhadores estejam saudáveis para realizar suas atividades profissionais, protegendo-os de riscos ocupacionais que possam afetar a sua saúde.


Assim como os exames periódicos, o PCMSO é fundamental para o pleno funcionamento de uma empresa.


Como funciona o PCMSO?


O empregador deve contratar uma clínica especializada ou um médico do trabalho para realizar exames que verifiquem se os trabalhadores estão aptos a atuar em suas funções.


Esses resultados devem ser anexados ao PCMSO, para que a empresa possa acompanhar essas situações de saúde regularmente.


Além disso, os profissionais devem ser informados sobre os riscos ocupacionais existentes e treinados para realizar suas atividades com segurança.


Qual a importância do PCMSO para as empresas?


O PCMSO é de extrema importância para as empresas, pois assegura que a saúde de seus trabalhadores esteja em primeiro lugar, cumprindo com as exigências de uma obrigação legal. Qualquer empresa que não se adeque a essa norma estará sujeita a sanções.


Ter um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional também tem benefícios para as organizações, já que garante que os funcionários trabalhem em boas condições de saúde, aumentando a produtividade e a satisfação dos mesmos.


Se você é um empresário, lembre-se de contratar uma clínica especializada em medicina do trabalho. Assim, você cumprirá com sua obrigação legal e ainda assegurará que seus colaboradores estejam em boa saúde.


Possui alguma dúvida sobre como implantar um PCMSO em sua empresa? A RTK está pronta para lhe atender!


コメント


Receba nossa newsletter

Inscreva seu melhor e-mail para receber nossas atualizações sobre Segurança e Medicina do Trabalho, 
e nossas publicações em primeira-mão.

Obrigado pelo envio!

bottom of page