top of page

Qual a diferença entre acidente e incidente de trabalho?

Muitos colaboradores estão expostos aos riscos de acidentes ou incidentes de trabalho. No entanto, há uma certa dificuldade em diferenciar os dois tipos de ocorrências, pois parecem ter muitas semelhanças. O objetivo deste artigo, nesse caso, é explicar essa diferença existente, a fim de fornecer clareza sobre os riscos com os quais os trabalhadores se deparam enquanto trabalham.


O que é um acidente de trabalho?

acidente de trabalho

  Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".


Ou seja, o acidente de trabalho é aquele acontecimento inesperado que interrompe a rotina profissional, levando a lesões corporais por parte do empregado ou até prejuízo material para a empresa.


É importante que os trabalhadores saibam que os acidentes de trabalho podem ser causados ​​não apenas por causas externas, relacionados à máquina e afins, mas também por causas internas, como fadiga e estresse.



O que é um incidente de trabalho?

Assim como o acidente, o incidente também ocorre de maneira inesperada. No entanto, seu diferencial é que ele não chega a ser totalmente prejudicial. Ou seja, se trata do evento que não causa lesão ou dano, mas poderia vir a causar - como quedas, acidentes relacionados à máquina, contato com substâncias químicas perigosas ou exposição a temperaturas extremas. 


Um bom exemplo para entender melhor essa situação é imaginar que um colaborador carrega uma caixa de um departamento até outro. No meio do caminho, ele deixa a caixa cair, sem querer, de maneira imprevista. Se esse evento não causar nenhum dano físico ao funcionário ou de material para a empresa, se trata de um incidente. Por outro lado, se esse acontecimento acarretar em lesão física ao trabalhador – se a caixa cair em seu pé e o machucar, por exemplo – ou prejuízo no ambiente de trabalho (inutilização de material é uma das possibilidades), se trata de um acidente. 



Diferenças entre acidentes e incidentes de trabalho

Embora parecidos, acidentes e incidentes de trabalho são diferentes. A principal diferença reside no fato de que os acidentes resultam em lesão ou doença, enquanto os incidentes de trabalho são aqueles que não resultam necessariamente nesses problemas.


Outra diferença é que, enquanto os acidentes de trabalho são geralmente eventos inesperados, os incidentes de trabalho são, muitas vezes, resultado de erros de julgamento ou comportamento inadequado por parte do trabalhador. 



incidente de trabalho

Agora você compreende a diferença? É importante ter clareza sobre a definição de acidentes e incidentes, pois essas informações podem ajudar os trabalhadores a prevenir lesões e doenças relacionadas ao trabalho. Ao identificar riscos e tomar as medidas necessárias para reduzi-los, fica mais fácil para os colabores se sentirem seguros. Se você ainda tiver dúvidas sobre esse assunto, fale com a RTK para obter mais informações.

Comments


Receba nossa newsletter

Inscreva seu melhor e-mail para receber nossas atualizações sobre Segurança e Medicina do Trabalho, 
e nossas publicações em primeira-mão.

Obrigado pelo envio!

bottom of page